Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

ondas suaves

Ondas Suaves não é nada mais que a tradução literal dos caracteres 宁波 (Ningbo). Uma pequena cidade costeira situada na província de Zhejiang, China.

ondas suaves

Ondas Suaves não é nada mais que a tradução literal dos caracteres 宁波 (Ningbo). Uma pequena cidade costeira situada na província de Zhejiang, China.

1 mês de China

Faz hoje um mês de China. Não é que ande a contar os dias, mas hoje ao chegar das aulas o cartão (chave) não me abria a porta do quarto, na receção avisaram-me que tinha de pagar a renda do mês para conseguir abrir a porta. “oh claro, um mês de China” pensei.

Se há algo que aprendi com os já longos anos de estudo foi a teoria do Geert Hofstede. Não é mais que a explicação do processo de aculturação, que se ilustra na curva que vos demonstro (em baixo). Para alguns, a mudança para um mundo completamente novo e desconhecido é uma experiencia estimulante e enriquecedora, para outros, pode ser uma experiencia dolorosa. Como nos mostra a curva, os primeiros tempos são de euforia, tudo é novo e o estrangeiro sente-se como uma criança que tem de aprender de novo as coisas mais simples. Depois, depois vem o choque cultural, com sentimentos de angustia, impotência e stress, provocando uma reação de hostilidade à nova cultura. Segue-se o longo processo de aculturação que para aqueles que o conseguirem completar, acabam por se estabilizar/ aculturar. O problema é que se tiveram de voltar para casa, voltam a passar pelo mesmo.

Bem, isto tudo para vos dizer que não me deve faltar muito para acabar com a primeira fase. Sem duvida que este mês foi de euforia e alegria. Tudo é novidade, tudo é aventura, tudo é estranho e portanto tudo é espetacular. Conheci dezenas/ centenas de pessoas de todo o mundo e talvez até alguns extraterrestres, mas o mais importante são os bons amigos que arranjei.

(China, Alemanha, Turquia, Coreia do Sul, Ucrania, Islândia e o tuga)

Ainda tenho muitas coisas para vos contar mas como já é habito, ficam para depois. Obrigado a todos os que têm passado por aqui (já são milhares de visitantes :o ), familiares, amigos, conhecidos e desconhecidos. Grande Abraço!

 

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.