Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

ondas suaves

Ondas Suaves não é nada mais que a tradução literal dos caracteres 宁波 (Ningbo). Uma pequena cidade costeira situada na província de Zhejiang, China.

ondas suaves

Ondas Suaves não é nada mais que a tradução literal dos caracteres 宁波 (Ningbo). Uma pequena cidade costeira situada na província de Zhejiang, China.

1 mês de China

Faz hoje um mês de China. Não é que ande a contar os dias, mas hoje ao chegar das aulas o cartão (chave) não me abria a porta do quarto, na receção avisaram-me que tinha de pagar a renda do mês para conseguir abrir a porta. “oh claro, um mês de China” pensei.

Se há algo que aprendi com os já longos anos de estudo foi a teoria do Geert Hofstede. Não é mais que a explicação do processo de aculturação, que se ilustra na curva que vos demonstro (em baixo). Para alguns, a mudança para um mundo completamente novo e desconhecido é uma experiencia estimulante e enriquecedora, para outros, pode ser uma experiencia dolorosa. Como nos mostra a curva, os primeiros tempos são de euforia, tudo é novo e o estrangeiro sente-se como uma criança que tem de aprender de novo as coisas mais simples. Depois, depois vem o choque cultural, com sentimentos de angustia, impotência e stress, provocando uma reação de hostilidade à nova cultura. Segue-se o longo processo de aculturação que para aqueles que o conseguirem completar, acabam por se estabilizar/ aculturar. O problema é que se tiveram de voltar para casa, voltam a passar pelo mesmo.

Bem, isto tudo para vos dizer que não me deve faltar muito para acabar com a primeira fase. Sem duvida que este mês foi de euforia e alegria. Tudo é novidade, tudo é aventura, tudo é estranho e portanto tudo é espetacular. Conheci dezenas/ centenas de pessoas de todo o mundo e talvez até alguns extraterrestres, mas o mais importante são os bons amigos que arranjei.

(China, Alemanha, Turquia, Coreia do Sul, Ucrania, Islândia e o tuga)

Ainda tenho muitas coisas para vos contar mas como já é habito, ficam para depois. Obrigado a todos os que têm passado por aqui (já são milhares de visitantes :o ), familiares, amigos, conhecidos e desconhecidos. Grande Abraço!

 

 

 

2 comentários

  • Imagem de perfil

    ondasuaves 10.10.2014

    Obrigado pela mensagem e por visitar o blog :) Devido à longa história entre o Japão e a China é de esperar que não gostem uns dos outros e, como tal, agora envolvido na cultura chinesa também eu tenho uma certa inimizade com o Japão. Sem dúvida que os amigos ajudam e muito a combater o choque cultural, até porque acabamos por estar todos na mesma situação. As notícias vão surgindo diariamente, até porque deste lado do mundo acaba por ser fácil ter alguma história para contar.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.