Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

ondas suaves

Ondas Suaves não é nada mais que a tradução literal dos caracteres 宁波 (Ningbo). Uma pequena cidade costeira situada na província de Zhejiang, China.

ondas suaves

Ondas Suaves não é nada mais que a tradução literal dos caracteres 宁波 (Ningbo). Uma pequena cidade costeira situada na província de Zhejiang, China.

2015 em Shanghai :(

Acabo de chegar a Ningbo vindo de Shanghai, onde fui passar o réveillon. Sem planos para a passagem de ano, apanhar um comboio com alguns amigos em direcção a Shanghai pareceu-me uma boa ideia, visto que em 2 horas e pouco estamos lá.

Quando partimos de Ningbo não sabíamos que o fogo de artificio tinha sido cancelado uma semana antes pelas autoridades, devido ao risco de sobrelotação da zona onde tradicionalmente se assiste às 12 badaladas. Infelizmente, nem isso evitou o que acabou por ser uma noite trágica para a China. Pouco antes da meia noite, 35 pessoas morreram e mais de 40 ficaram feridas (algumas ainda em estado grave), depois de uma demandada na zona do Bund.

Nós tínhamos estado naquele preciso local uma hora e tal antes da tragédia, felizmente decidimos andar algumas centenas de metros na avenida para uma zona com menos pessoas. Tudo correu normalmente, e não fossem os nossos colegas da universidade a ligarem preocupados nem tínhamos dado por nada. Lembro-me de nos termos perguntado porque é que haviam tantas pessoas a gritar antes da meia noite, mas como é óbvio nem ligámos. É incrível ... quando soubemos nem acreditámos e na verdade é algo que não podemos deixar de pensar. Enfim. Hoje de manhã voltei ao Bund  e o ambiente era ... não sei explicar.

IMG_20141231_224432.jpg

(O local onde tirei esta foto fica perto da zona onde tudo aconteceu, cerca de uma hora depois)

Neste momento não se fala de outra coisa na China. Não sei se em Portugal vos chegou alguma informação do que aqui se passou, mas não podia deixar de vos informar. Certamente que estariam mais portugueses na zona do Bund ontem, mas não recebi informação de estrangeiros feridos.

Sobre a noite de Shanghai e o dia seguinte, deixo para depois.

 Abraço!

6 comentários

Comentar post