Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

ondas suaves

Ondas Suaves não é nada mais que a tradução literal dos caracteres 宁波 (Ningbo). Uma pequena cidade costeira situada na província de Zhejiang, China.

ondas suaves

Ondas Suaves não é nada mais que a tradução literal dos caracteres 宁波 (Ningbo). Uma pequena cidade costeira situada na província de Zhejiang, China.

A ilha de Gulangyu

O que fica entre a Republica Popular da China (China) e a Republica da China (Taiwan/ Ilha Formosa)? Perguntam vocês. E eu respondo, fica a ilha de Gulangyu.

 

Chegou a ser um enclave estrangeiro na China, agora é uma atracção turística para os chineses. Um dia não foi suficiente para absorver tudo o que aquela pequena ilha tem para dar, e apesar de me ter perdido algumas vezes (sou daqueles campeões que não precisa de mapas), consegui caminhar por uma grande parte dela.

 

Embarca-se de Xiamen e em poucos minutos estamos lá. São tantos os turistas (chineses) que foi difícil arranjar um lugarzinho no barco. Apesar dos contra-tempos, lá embarquei. A ilha de Gulangyu é uma espécie de limbo entre a China e Taiwan. Nunca fui a Taiwan, mas arrisco dizer que os edifícios daquela ilha são tal e qual os da Formosa. Bem, pelo menos não são chineses. Calçada, ruas repletas de cheiros e fumos, edifícios bem ao estilo ocidental do sec. XIX (muitos ao abandono), praias e paisagens lindas. Entrar em Gulangyu é entrar numa outra China, logo quando eu pensava que a China não me podia surpreender muito mais (mentira).

 

Algumas fotos:

1.jpg

Lá ao fundo fica outra ilha, a de Xiamen.

2.jpgSinto uma certa paixão por estas ruas, são cheiros de comida por todos os lados, habitantes e turistas chocam entre si em ruas estreitas a apinhar de gente. Uns na azáfa, outros no relax. E não podia faltar um belo toldo da coca-cola.

3.jpg

Neste túnel quase fui atropelado por um senhor que andava a mil, apesar de carregar uma bela quantidade de pedras de calçada. Todo o túnel tem assinaturas de quem por ali passa, peguei da minha caneta e escrevi algures "João - Portugal". É procurar.

4.jpg

Descrição do principal turista na China: ser chinês.

5.jpgOutra vez aqui?! A sorte é ser uma ilha. Olha, aquela parecia uma das minhas professoras, mas não era. Isto acontece-me muito por aqui.

6.jpgSentadinho a captar o lusco fusco.

7.jpgAdivinhem o que se come numa ilha...

8.jpg

Olhar para uma rua que tens de subir mas está cheia de gente, podia bem ser o bairro alto.

9.jpgServidos? A ostra estava a 1€ cada.

10.jpg

 A senhora topou que eu lhe ia tirar uma foto com vista para Xiamen e desviou logo a cara.

 Amanhã há mais. Abraços!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.