Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

ondas suaves

Ondas Suaves não é nada mais que a tradução literal dos caracteres 宁波 (Ningbo). Uma pequena cidade costeira situada na província de Zhejiang, China.

ondas suaves

Ondas Suaves não é nada mais que a tradução literal dos caracteres 宁波 (Ningbo). Uma pequena cidade costeira situada na província de Zhejiang, China.

Ano Novo Chinês ... wow !!!

Cheguei hoje a Ningbo, depois de ter partido numa viagem espectacular de 7 dias pela zona norte da China. Vamos por partes e antes de mais Bom Ano Novo a todos !!!

Enquanto estive ausente a equipa do Sapo colocou uma entrevista minha na sua secção Meet the Blogger, eu fiquei lisonjeado pelo interesse que têm demonstrado pelo blog e espero que vocês tenham gostado do que leram. Fica o link: http://blogs.blogs.sapo.pt/meet-the-blogger-joao-pascoal-213891

Tenho de começar por algum lado e nada melhor que vos contar como foi o meu ano novo chinês. Ainda na ressaca e sem internet escrevi um pequeno texto sobre o que tinha experienciado, no primeiro papel que me apareceu à frente. Hoje poderia voltar a escrever outro texto, mas estava tão maravilhado que acho por bem mostrar-vos o que escrevi no dia 19 de Fevereiro.

"Escrevo-vos depois de ter passado o meu primeiro ano novo chinês na China e sabem que mais? Desculpem-me o palavreado, mas como é possível esconderem isto d'um gajo durante tanto tempo? Explico-vos no que consiste esta festividade de uma maneira muito simples: esqueçam tudo o que possam pensar sobre os chineses e imaginem-se a passar o Natal com as vossas famílias; as comidas típicas, as prendas, o convívio familiar e o espírito que paira no ar a cada esquina. A isto, para completar a receita, juntem-lhe fogo de artificio durante dois dias inteiros. Um fogo de artificio durante 10 minutos depois da meia-noite em cada cidade? Meninos! Aqui cada família tem as suas caixas de fogos (sim, plural) e é a rebentar o dia inteiro, com expoente máximo das 23H à 1H, e bem sabemos como eles são numerosos em famílias. Acordei ontem às 6 da manhã com o barulho dos foguetes e tudo o que tenha pólvora por todo o lado, são agora 6 da tarde e o barulho continua. É difícil de imaginar não é? Eu fiquei boquiaberto com tamanho alvoroço e acredito que eles batam uns quantos recordes do Guiness durante estes dias. Na minha opinião, acho que bem podíamos começar a pensar em juntar o Natal e o Ano Novo no mesmo dia, gastava-se menos dinheiro e acreditem que valeria a pena. Bem, pelo menos deixem-nos rebentar uns foguetes durante 24H no Natal. Olha, já que precisamos de metáforas e momentos bíblicos para estas coisas, faz de conta que é a estrela que guiou os Rei Magos. O Pai Natal também apareceu vindo do nada e nós nunca nos queixamos.

Atenção, a China é grande e a minha experiência resume-se à zona de Qinhuangdao (秦皇岛), província de Hebei, onde tive a honra de me juntar à família da minha amiga Mo. "

 

IMG_20150218_232108.jpg

 

Já tinha lido sobre o ano novo chinês e sobre a qualidade dos chineses ao receber convidados, mas estava longe de imaginar o que me esperava. Trataram-me como se um deles fosse e assim sendo, senti o conforto familiar e passei um serão inesquecível. Almoço com mesa cheia de comida (peixe, carne, vegetais) e ao jantar os famosos dumplings (jiaozi) como manda a tradição. Sem dúvida que foi da melhor comida que já tive oportunidade de saborear na China e pela primeira vez um bom vinho chinês.  Por vários momentos, vi naquela casa cheia de gente o Natal da minha família, apesar de todas as diferenças culturais que nos distinguem ... e com esta frase acho que disse tudo. 

Nunca é de mais agradecer à Mo, aos seus pais, tios, tias, primos e amigos pela oportunidade que me deram.

Por razões óbvias de privacidade deixei as fotos de lado e vivi o momento. A foto que aqui posto foi tirada quando saía do prédio, só para vos mostrar que vale tudo.

Como os dias foram preenchidos nos próximos posts vamos ter a cidade de Beidaihe (北戴河), Muralha da China, Cidade Proibida, a minha viagem no comboio-cama (mais de 52 horas ir e vir) e  ainda um chinês a fazer o pino em cima de uma moto conduzida por um chimpanzé (fiquei com isto na cabeça).

 

Abraço!

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.