Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

ondas suaves

Ondas Suaves não é nada mais que a tradução literal dos caracteres 宁波 (Ningbo). Uma pequena cidade costeira situada na província de Zhejiang, China.

ondas suaves

Ondas Suaves não é nada mais que a tradução literal dos caracteres 宁波 (Ningbo). Uma pequena cidade costeira situada na província de Zhejiang, China.

As leis e as questões políticas.

Estava aqui a dar uma vista de olhos por todas as fotos que já tirei e reparei que nunca vos falei da palestra que tive nos primeiros meses para ficar a par das leis na China. Como devem calcular, não se falou de nada que não estivéssemos à espera, acaba por ser mais do mesmo. No entanto, mais de metade da palestra é focada na proibição de espionagem ... acho que depois de tantos minutos a ouvir falar de todas as formas e mais algumas de espionagem já merecia uma licenciatura em espionagem, fica-se perito na coisa.

Não deixou de ser curioso como alguns assuntos políticos ainda não estão bem resolvidos entre os chineses, falo particularmente da situação de Hong-Kong, Macau e Taiwan. Enquanto o chefe da polícia de Ningbo falava calmamente no seu chinês, acompanhado por um powerpoint, quando chegou ao ponto de falar sobre estes territórios, a tradutora fez questão de "censurar" o senhor e por mais de três vezes "esqueceu-se" de referir Taiwan... Bem, para quem se debruça sobre estas questões, era importante perceber como os chineses lidam com isto na China. Percebi facilmente que a tradutora, diariamente em contacto com estudantes estrangeiros, optou por deliberadamente excluir Taiwan quando o policia incluía essa região como parte integrante da China. Tantas foram as vezes, que o senhor notou e fez questão de dizer em inglês a mágica palavra "Taiwan". Para os estudantes presentes, dizer ou não dizer Taiwan, era tanto me dá como me deu. 

1415351851193.jpg

 

Mas deixo-vos o melhor para o fim, e quando já estava quase a adormecer de tanta conversa sobre espionagem um dos meus colega tocou-me no ombro e disse: "olha para o ponto 5". Quase que me pus em sentido, tinha-me esquecido completamente que há pena de morte na China. É no ponto 5 que penso sempre que me dizem de Portugal, "porta-te bem". Ai não que não porto!

Abraços!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.