Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

ondas suaves

Ondas Suaves não é nada mais que a tradução literal dos caracteres 宁波 (Ningbo). Uma pequena cidade costeira situada na província de Zhejiang, China.

ondas suaves

Ondas Suaves não é nada mais que a tradução literal dos caracteres 宁波 (Ningbo). Uma pequena cidade costeira situada na província de Zhejiang, China.

As pequenas coisas - 2 meses de China

Não, não me esqueci de vocês. Já faz mais de uma semana desde a última vez que vos dei noticias da China. O que aconteceu nessa semana? Basicamente, exames. Correram bem, apesar da exigência por estes lados ser altita.

Entretanto, lá se foram dois meses de estadia e desta vez não me esqueci de pagar a renda. Apesar do que vos escrevi quando fiz um mês de China, continuo a apaixonar-me a cada dia que passa pelas mais pequenas coisas que a China tem para nos oferecer. São as vivências, os locais, até quotidiano nos pode surpreender a qualquer momento.

Exemplos? Há que aprender a desfrutar de uma viagem de duas horas e pouco (ir e vir) em sardinha enlatada só para comer um big mac. Fazer parte da viagem praticamente sentado no tablier tem a sua piada, coube-me a mim ir passando os passes das pessoas que entram na parte de trás do autocarro pela máquina e voltar a devolver mão em mão até ao seu dono, ou até recolher com as duas mãos um monte de moedas da colecta daqueles que ainda não pagaram. O dinheiro circula de mão em mão e chega ao motorista sem que ninguém tire um tostão.

Tentar desenvolver o chinês ao falar com os taxistas, ou mesmo a ralhar com eles quando tentam ir pelo caminho mais longínquo, e no fim de regatearmos o preço apertarmos as mãos e sorrirmos contentes da vida.

Passear no bairro aqui do lado, onde quase se tropeça num cabrito a ser esfolado ao lado da banca das patunfas e onde as motas serpenteiam a multidão a velocidades absurdas. Ruas que parecem estar num caos constante, mas onde tudo tem a sua ordem.

Atravessar as multidões que estão a sair das aulas e fazer o jogo do "o primeiro a levar com uma bicicleta em cima perde", ou esperar por um colega à porta da cantina e jogar ao "onde está o Holly?" (o nível mais difícil deste jogo é quando estamos à espera de um chinês).

Bem, vou ficar por aqui que o texto já se está a alongar.

Ainda na ressaca do festival cultural, quase me esquecia de vos dizer que ganhei o 4º prémio, mas atenção que 4º prémio não é o 4º lugar, devo ter ficado entre o 15º e o 20º lugar, nada mau. Por curiosidade, os Indianos ganharam, o Bangladesh ficou em 2º e a Coreia do Sul em 3º, óbvio que festejei com os meus vizinhos até às tantas.

Antes de ir embora não podia deixar de dizer que amanhã é o dia do solteiro. Para além dos milhões de descontos por todo o lado, a universidade organiza uma espécie de sorteio onde quem se inscreve recebe o seu par à sorte e tem de passar 3 dias com ela/ele. Apesar do factor económico, não deixa de ter a sua piada.

Abraços!

9 comentários

Comentar post