Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

ondas suaves

Ondas Suaves não é nada mais que a tradução literal dos caracteres 宁波 (Ningbo). Uma pequena cidade costeira situada na província de Zhejiang, China.

ondas suaves

Ondas Suaves não é nada mais que a tradução literal dos caracteres 宁波 (Ningbo). Uma pequena cidade costeira situada na província de Zhejiang, China.

Cerimónia de abertura

Ontem foi a cerimónia de abertura aos novos alunos estrangeiros da Universidade de Ningbo. Um cerinómia longa, como seria de esperar, onde várias personalidades da universidade tiveram a palavra em discursos onde predominava o chinês (seguidos de tradução para inglês). De todos os discursos, tenho a destacar as palavras do Reitor. Esperava um discurso longo, secante e sem nada a reter, mas fui surpreendido por um discurso bem cativante. Posso sintetiza-lo nas seguintes frases: Dos novos alunos espera-se aquilo que se espera de todos os estudantes estrangeiros, apliquem-se nos estudos e  abracem a cultura chinesa.  Façam da China a vossa sala de aula, e quando voltarem a casa sejam os embaixadores da cultura chinesa, sejam a ponte entre a China e o resto do mundo.

 

Com um auditório completamente repleto de novos estudantes estrangeiros, centenas entre os milhares já existentes (cerca de 2700), o Reitor assinalou o facto de conviverem harmoniosamente no mesmo espaço universitário mais de 70 nacionalidades, e por mais de uma vez relembrou que o mais importante é conseguirmos atingir um mundo onde todos consigamos viver em paz e harmonia. É essencial recolher esta vivência intercultural e levar connosco uma experiência de harmonia entre todas estas religiões e nacionalidades, para quando voltarmos aos nossos países relembrarmos-mos de que é possível convivermos todos num mundo onde predomina a paz. É possível? É utópico? Cabe a cada um de nós fazer por isso.

 

eu
O post já vai longo e eu não vos quero maçar mais, mas aqui fica a primeira foto onde apareço (para confirmarem que estou na China). A qualidade é má porque foi tirada de longe e com zoom, pelos meus amigos sul-coreanos. Tive de subir ao palco (não estava nada a espera) para receber aquela pasta, porque fui um dos 12 escolhidos (na falta de europeus para as fotos, o tuga tem de fazer o seu papel) para representar os estudantes "patrocionados" pelo Governo Chinês.

Abraços!

2 comentários

  • Imagem de perfil

    ondasuaves 03.10.2014

    Obrigado tia :D é verdade, as lojas são todas dos chineses, são é diferentes das típicas lojas dos chineses a que estamos habituados :) beijinhos e muito obrigado pela mensagem.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.