Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

ondas suaves

Ondas Suaves não é nada mais que a tradução literal dos caracteres 宁波 (Ningbo). Uma pequena cidade costeira situada na província de Zhejiang, China.

ondas suaves

Ondas Suaves não é nada mais que a tradução literal dos caracteres 宁波 (Ningbo). Uma pequena cidade costeira situada na província de Zhejiang, China.

Feliz Natal ! 圣诞快乐 (Shengdan kuaile)!

Lá diz o ditado popular que o Natal é quando o Homem quiser, mas o que o ditado não diz é que se o Homem for chinês, não é no dia 25 de Dezembro.

Apesar do visível esforço por parte dos chineses para celebrar o Natal, as luzes e arvores espalhadas pelas lojas não vêm com o espírito natalício incluído. O espírito natalício é algo que não podemos comprar nem adaptar. A celebração do natal não está presente na cultura chinesa, é uma festividade nova por aqui e portanto, soa a “falso” por todo o lado. Mas recuperando outro ditado popular: “O que conta é a intenção”.

mmexport1419457320630.jpg

 

O que me pareceu mais característico do natal chinês foi a oferta de maçãs dentro de caixinhas aos amigos. Sim, maçãs! Nesta época vê-se maçãs por todo o lado. Para nós, não há qualquer relação entre as maçãs e o natal mas para os chineses é diferente, passo a explicar: Noite de consoada em chinês diz-se 平安夜 (ping an ye), que literalmente será algo como «noite pacifica». Ora, maçã diz-se 苹果 (ping guo), a relação está no «ping». Ao oferecer-mos uma maçã aos nosso amigos estamos a desejar-lhes uma vida segura e pacífica. Foi isto que entendi das várias vezes que perguntei.

mmexport1419343833198.jpg

 

 

Não é a primeira vez que passo o Natal longe da família, mas sem dúvida que é a primeira que passo longe do Natal. No entanto, tentei contornar essa situação da seguinte maneira:

Domingo (21) passado fui a uma pequena festa organizada pela Universidade para os estudantes estrangeiros. Apesar do esforço dos organizadores, acredito que o menino Jesus deu voltas no caixão. Serei o único a pensar que uma coreana a dançar músicas sensuais com pouca roupa está mais inclinado para uma festa de um rapaz de dezoito anos que propriamente para o Natal? Mas vamos esquecer isto porque nos prometeram um buffet com vinho incluído e se não fosse as pipocas e o chá tinha passado fome.

1419163032439.jpg

 

Terça-feira (23) na companhia de alguns colegas de turma, tive a oportunidade de visitar uma escola chinesa privada, a melhor de Ningbo dizem, com alunos do 7º ao 9º ano. O objectivo era celebrar o Natal com a melhor turma de inglês daquela escola e posso dizer-vos que correu lindamente. Musicas, teatro, comida (chinesa pois claro) e muita alegria por parte das crianças por poderem desenvolver o inglês com estrangeiros de todos os cantos do mundo. Alegria também da minha parte por poder desenvolver o meu chinês. Uma tarde bem passada, com a certeza que o futuro da China está bem entregue.

mmexport1419340144237.jpg

Apesar de estar na China, não achei que por si só seria suficiente para ter uma consoada diferente. Como tal, juntámos a nossa pequena família de quatro gatos espigados e fomos jantar algo pouco habitual. Tentem lá adivinhar onde é que um ortodoxo, um muçulmano, um católico e eu fomos comer … sim, estamos todos a pensar no mesmo, um restaurante Indiano. Se isso não bastasse, os empregados tinham barretes de pai natal.

mmexport1419457312581.jpg

 

No dia de Natal (hoje), foi um dia normal de aulas e apesar do céu estar limpo e bonito, fui avisado que os níveis de poluição estão em altas. Não percebo o que é suposto fazer quando recebo estes avisos … mas de máscara não me vão ver (por enquanto). Era ainda suposto ter ido almoçar a um buffet natalício, mas não vou cair na mesma duas vezes seguidas. Se quiserem saber, almocei uma omelete coreana, que não é nada mais que uma omelete recheada com arroz de tomate.

Desculpem-me a dimensão do texto. Como é Natal ninguém leva a mal. Desta vez acho que me enganei no ditado popular, mas desde que vi um Pai Natal insuflável gigante à porta de uma Igreja, nada mais faz sentido.

O meu Natal foi assim. Espero que o vosso tenha sido igualmente bom, ou ainda melhor. Um abraço especial à família que está toda reunida na nossa cidade natal (por favor não me enviem fotos de comida), ao Hugo e ao Ricardo que estão em Inglaterra e a todos os meus amigos.

Feliz Natal !!!

P.S: espero que me tenham gravado o Natal dos Hospitais deste ano.

4 comentários

Comentar post