Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

ondas suaves

Ondas Suaves não é nada mais que a tradução literal dos caracteres 宁波 (Ningbo). Uma pequena cidade costeira situada na província de Zhejiang, China.

ondas suaves

Ondas Suaves não é nada mais que a tradução literal dos caracteres 宁波 (Ningbo). Uma pequena cidade costeira situada na província de Zhejiang, China.

Festival Cultural - Portugal

Ontem celebrou-se a multiculturalidade da Universidade de Ningbo. Um dia recheado de performances e discursos, num espaço com mais de 50 tendas. Como prometido, avancei com a tenda de Portugal. Uma decoração simples, com dezenas de fotos penduradas num estendal improvisado. Desde paisagens portuguesas de norte a sul e ilhas, figuras como o Cristiano Ronaldo, comida típica como o bacalhau, queijos e vinho ou até a francesinha, passando pelos forcados a pegar um touro (foi sem dúvida a foto do dia), não faltou o Capitão Salgueiro Maia com um cravo na ponta da espingarda ou até os caretos de Podence a correr no meio da rua.

Ofereci mini pastéis de nata (verão chinesa claro) a quem descobrisse palavras portuguesas no meio de 10 diferentes línguas e coloquei dezenas de livros nas mesas com informações e fotos sobre Portugal (em chinês e inglês). Para rematar, consegui à ultima da hora um chinês que nos presenciou com musicas tradicionais portuguesas em acordeão.

IMG_20141031_110404.jpg 

 Foram centenas as fotografias que tirei com os visitantes, o que não é surpreendente tendo em conta que sou uma espécie rara por aqui. A camisola do Sporting fez sucesso entre os amantes de futebol. Faltou o vinho do Porto porque na quarta-feira me avisaram que não era autorizado bebidas alcoólicas, o mais engraçado é que na sexta de manhã a chefe da organização perguntou-me pelo vinho do Porto porque queria trazer o reitor a provar o vinho e os pastéis, nem vale a pena comentar. Não levou o vinho mas ofereci-lhe alguns livros em chinês sobre as relações entre os dois países.

Resumindo, existem muitos chineses interessados em Portugal, desde aprender a língua a visitar o nosso país e experienciar a nossa cultura. A beleza das paisagens portuguesas ajudou a publicitar o nosso cantinho. Dei o meu melhor num dia super longo e cansativo mas com um saldo bem positivo.

 

1414720778648.jpg

 Tudo isto não seria possível sem a ajuda dos meus amigos chineses que me acompanharam todo o dia e ajudaram em tudo. Um agradecimento especial à Embaixada de Portugal em Pequim que me enviou dezenas de livros em tempo recorde (é reconfortante saber que a Embaixada está presente quando mais precisamos). E como não poderia deixar de ser, um obrigado a todos vocês que enviaram sugestões e me apoiaram desse lado para este dia se realizar. Abraços

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.