Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

ondas suaves

Ondas Suaves não é nada mais que a tradução literal dos caracteres 宁波 (Ningbo). Uma pequena cidade costeira situada na província de Zhejiang, China.

ondas suaves

Ondas Suaves não é nada mais que a tradução literal dos caracteres 宁波 (Ningbo). Uma pequena cidade costeira situada na província de Zhejiang, China.

Ningbo, a Liampó dos portugueses.

Nos primeiros dias de aulas aprendemos coisas básicas em chinês, uma das coisas que aprendemos é a perguntar a nacionalidade uns dos outros. Uma pergunta muito importante neste ambiente tão internacional. Quando as professoras fazem grupos de nacionalidades para responder em coro, fico sempre sozinho e é sempre motivo de risada. Poucos sabem o meu nome (nunca pensei que João fosse tão difícil de pronunciar), mas todos sabem que sou português.

 

Hoje, no fim de uma aula, juntou-se um pequeno grupo das mais variadas nações e entre conversas paralelas um dos meus colegas perguntou-me se era mesmo o único português em toda a universidade, em jeito de brincadeira respondi-lhe que possivelmente era o único em Ningbo. Com a atenção de todos focada na nossa conversa, alguém dispara: “Talvez sejas o primeiro!”. Como estávamos juntos à janela, que tem a vista que vos mostro na foto, apontei para o rio e respondi:

 

“Estás a ver aquele rio? À uns 400 e tal anos atrás, havia ali portugueses a navegar.”

 

rio ningbo

A história dos portugueses com a então Liampó, agora Ningbo, fica para depois. Por agora, fiquemo-nos com a descrição que Fernão Mendes Pinto fez deste rio à uns 400 anos atrás.

 

Por entre estas duas ilhas a que os naturais da terra e os que navegam aquela costa chmam as portas de Liampó, vai um canal de pouco mais de dous tiros de espingarda de largo, com fundo de vinte até vinte e cinco braças, e em partes tem angras de bom surgidouro e ribeiras frescas de água doce, que descem do cume da serra por entre bosques de arvoredo muito basto de cedros, carvalhos e pinheiros mansos e bravos, de que muitos navios se provêem de vergas, mastos, tabuado e outras madeiras, sem lhe custarem nada.

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.